IMG_0883
WhatsApp Image 2021-11-28 at 18.39.27

Já ouviste falar da StartUp BUZZ?

    Se andas na FEP, ou até na UP, talvez já conheças a organização. Mas sabes o que fazemos?  

 

O conhecimento geral da StartUp BUZZ é de que se trata de uma organização estudantil sediada na Faculdade de Economia do Porto, que tenta aproximar o mundo do empreendedorismo da sociedade estudantil. Trata-se de uma definição bastante simples, à primeira vista, mas a verdade é que o conceito, missão e objetivos da BUZZ vão muito para além de uma simples descrição…   

 

StartUp BUZZ foi, então, o nome dado a uma organização criada por um grupo de jovens em 2012. Mas porquê “StartUp BUZZ”, e qual o propósito da criação? Pelo próprio nome, especula-se a resposta à pergunta.   

 

O conceito de startup era, na altura de criação da organização, algo novo a aparecer em Portugal. Uma startup é uma empresa com forte potencial de crescimento, que traz um novo conceito ao mercado e que, principalmente, é escalável. Sendo que, para que uma ideia seja escalável, esta tem de poder crescer de um dia para o outro sem que os custos sejam proporcionais a este crescimento. Assim, sendo este conceito baseado no desejo de criar algo novo, diferente e que se destaque, o nome StartUp” enquadrava-se no objetivo dos criadores da organização! Esta nasceu precisamente nesse contexto: um grupo de jovens que sonhou com uma organização diferente, apoiando o empreendedorismo.  “BUZZ” complementa esse ideal, reforçando o aparecimento de ideias, assim como dos entusiastas que ambicionam o conhecimento!  

 

A organização desenvolve a sua atividade através de 5 departamentos, que hoje os conhecemos, mas que tiveram uma longa história de consolidação, tendo-se ajustado ao longo do tempo face às diferentes necessidades que a BUZZ foi tendo e sendo estes os departamentos de Relações Externas, Marketing e Comunicação, Operações e Recursos Humanos, Financeiro e Controlo e, por fim, Inovação.  

  

Mas a StartUp BUZZ é muito mais que departamentos isolados. A nível geral, os seus membros estabelecem entre si e com a organização relações muito positivas, e todos dão o seu contributo para o crescimento da mesma.  Com isto, a um nível “intra-BUZZ”, existem regularmente momentos de lazer, aliados ao trabalho de equipa, o que melhora o desempenho da organização como um todo. Todos os membros estão por dentro dos projetos ativos, onde cada um deixa o seu contributo, tornando os mesmos bastante mais completos.  

 

Desta forma, na prática, a atividade da StartUp BUZZ divide-se em dois eixos: a organização de variados eventos e as BUZZ Sessions 

 

As BUZZ Sessions são conhecidas, pela generalidade das pessoas, como sendo um programa de pré-aceleração de ideias de negócio em fase embrionária, no entanto, na verdade, podem ser muito mais do que isso. As suas vantagens e utilidades atuam tanto para nós, enquanto organização, uma vez que temos a hipótese de aplicar na prática conceitos teóricos de criação de uma ideia de negócio, como também para aqueles que nos procuram pois têm a oportunidade de ver a sua ideia chegar mais longe!

  

O segundo eixo da atividade da organização, como já abordado, é então a elaboração de eventos. Atualmente contamos com 6 eventos ativos, bastante diferentes entre si, que vão desde programas de estágio a visitas a startups, conversas informais com empreendedores, entre outros. Todos eles importantes para o alcance do nosso principal objetivo: a difusão do empreendedorismo na comunidade académica.

 

Por fim, realçamos que a BUZZ assenta em vários pilares, definidos, vinculados, e diariamente concretizados por todos os membros! O objetivo, para além de alcançar os bons resultados, é alcançá-los com integridade. O trabalho em equipa e todos os desafios associados, mostram-se imensamente importantes para o desenvolvimento jovem a nível profissional, mas, principalmente, a nível pessoal!  

 

Ainda não estás convencido? Podes ter acesso a todas as novidades relativas à nossa atividade nas nossas redes sociais! Dá uma oportunidade ao empreendedorismo e abraça a StartUp BUZZ!

AUTORAS

Luana Martins

Relações Externas

Maria Coelho

Operações e Recursos
Humanos